Original

myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dicas valiosas da Dai

Ganhei um presentão hoje da mamãe da Sara: uma boneca linda e fofa de 3 meses!
A Dai generosamente enviou pelo msn um arquivo com dicas super personalizadas! Um luxo!

Que querida!!! Obrigada Dai e muitas felicidades, muita saúde pra tua nenê lindona.
Pena que não estás aqui pertinho mais, senão eu faria um estágio na tua casa hahaha.

"Gravidez


- É uma ansiedade só, a espera de uma mexidinha, de um sinal. Todo dia conferir se a barriga cresceu, se tudo está bem. Dá medo até de deitar, principalmente pra quem sempre dormiu de bruços, os médicos falam que o lado esquerdo é o melhor, para oxigenação do bebê, eu chegava a ficar dolorida pq dormia que nem estátua com medo de machucar, mas relaxe, o nenê está protegido por uma piscininha de água morna e nutritiva.


- O lance de semanas é confuso, demaissss... até hj não entendo, minhas contas nunca batiam com as da médica e o ultrasom tb, sempre dizia outra coisa. Por fim, minhas contas foram as mais certas...haha...a Sara nasceu dia 21 de março e a médica disse que nasceria dia 06 de abril, imagina se ela esperaria tanto.


- Eu passei a gravidez no verão tb, vc vai ver, sofri com o calor, demaissss...era desesperador, juro! Na madrugada ficava sem dormir, aliás, insônia ou sono demais, isso tb é fogo! Pés inchados, tudo inchado, mas qdo vc passa a mão na barriga tudo fica espetacular...Ela mexia muito, parecia um peixinho, enfiava os pés embaixo da minha costela...sentia certinho o pezinho de cima para baixo...a barriga ficava até quadrada...principalmente a noite na hora de deitar, querem festa na barriga...


- Parto, se conseguir normal, for corajosa, vá fundo! Não é bom ter pontos na barriga, mas sinceramente não tive coragem de fazer normal, e nem teria hj, mas os pontos encomodam bastante mesmo e a recuperação de normal é bem mais rápida. Sim, a contração é de matar! Mas ao mesmo tempo é sinal que logo vc verá a carinha mais linda do mundo e os olhinhos mais brilhantes que vc já viu, e mais ainda, este pequeno serzinho vai ser seu e vc dele, a gente fica boba, boba.


- Quando nasceu a Sara a médica disse: que boquinha linda! AiAi...tb quero ver, disse eu! O pai com cara de bobo dizendo: que cabeluda! E eu agoniada pq tinha um pano na frente e não via nada...kkkk...E qdo vi...meu DEUS! Enroladinha num pano, gordinha, me olhando, quase morri de amor ali mesmo...beijei e a levaram, ela tava quentinha e sua pele macia me deixou com saudade.


--> com 7 meses









com 11 semanas e 6 dias (dizia o ultrasom...kkk)


com 29 semanas, olha a boca...beiçudinha!
Nasceu, e agora? rs




-->Sara em: cheguei em casa...



Primeiro mama:

Importantíssimo...insista! Mesmo! A Sara pegou logo, comilona até hj! O bico do seio, auréola, deve ficar todo dentro da boquinha do bebê, e parece que não tem leite, demora uns dias pra descer, este primeiro leite que sai é pouco, mas nutritivo, açucarado e cheio de anticorpos para o bebê...colosso...o nenê nasce alimentado e assim fica até o leite descer de verdade, este leitinho colosso dá mais um reforço, principalmente para a saúde dele.


OS SEIOS:


No começo o nenê não consegue dar conta e os horários são desregulados, aí vc precisa esvaziar os seios pq doem, me deu febre até, de tão cheios...JAMAIS USE COMPRESSAS QUENTES (eu não sabia e fiz isso, não faça, piora muito e dá uma falsa sensação de alívio, mas só na hora)...elas estimulam ainda mais e aí sim, vão encher. USE COMPRESSAS FRIAS, uma fraldinha molhada em água fria, por exemplo. Eu preferi esvaziar o seio com as mãos, “ordenha manual”, melhor do que aquelas maquininhas que machucam o bico, que aliás, pede cuidados...


- Para o bico do seio: DERSANI é uma boa dica (óleo de girassol) use depois das mamadas e qdo dar mama lave com o próprio leite, ele é cicatrizante e me salvou. Mas vai doer de qqr jeito, até “calejar”com as mamadas o bico fica sensível, tem que ser persistente e corajosa pra continuar, vale muito a pena!


- Esvaziar a auréola: Antes de dar mama é bom esvaziar um pouco (ordenha manual), pq fica cheio demais e assim facilita o nenê pegar direitinho e dói menos tb. Depois do nenê mamar o peito ainda ficará cheio pq no começo mamam pouco, vc esvazia, mas só o seio que ele mamar, assim seu organismo vai acostumando com os horários do bebê, se esvaziar os dois o organismo fica confuso. Na próxima mamada dá o outro peito, intercala os dois.


Ordenha manual: os seios ficam com bolsinhas de leite, vc sente, parecem bolinhas espalhadas, as que estão perto do bico são de leite mais fino, que substituem a água, a medida que sobe no seio sente outras bolsinhas, são de leite mais grosso, gorduroso, que faz o nenê ganhar peso, por isso as vezes é bom esvaziar um pouco, pro nenê tomar tb o leite gorduroso, se não ele fica apenas no leite mais aguadinho e não ganha peso.


Eu faço assim, dou mama no mesmo seio em duas mamadas e depois dou no outro na terceira, assim a Sara mama todo o leite de um e depois do outro. (deu pra entender?) eu repito duas vezes no mesmo peito.


- A ORDENHA MANUAL deve ser feita assim: primeiro uma massagem, os seios estarão duros e vc vai apertar e não vai sair (embaixo do chuveiro é bom, água quente amolece um pouco), faça movimentos circulares nas bolsinhas de leite, desmancha uma por uma, começando do bico, vai circulando logo acima da auréola e assim subindo, e com os dedos ao redor do seio vai apertando que vai saindo. Mas antes faça esta massagem que falei, sairá bastante leite assim, mais rápido e menos dolorido. Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=bQVRqGdsSPQ


- No começo o neném dorme bastante, mas ainda é tudo desregulado, aproveite pra dormir agora grávida, pq depois vai viver com sono. rs


- Minha mãe ficou cmg, realmente é muito importante ter a companhia da mãe da gente neste momento.


- O umbigo do nenê, nada de enrolar, só lavar bem secar e colocar álcool 70%, logo cai.


- fraldas recém nascido (só usei no hospital) e P usa pouco, bem pouco, a M tb, não usa muito, em média vai usar 4 a 5 fraldas por dia, faça as contas, no terceiro mês a Sara já usa G.


- Roupinhas seguem o mesmo padrão das fraldas, logo deixam tudo. Escolha camisetinhas e bodys que sejam largos ou tenham botõezinhos no pescoço.


É isso, foi o que lembrei, claro que têm vários outros itens, mas sei que está bem amparada por médicos, mãe, sogra, marido, internet, quis te passar algumas experiências pq se soubesse delas antes seria mais fácil, principalmente o lance de amamentar. É algo que exige muito da gente e é preciso ser persistente, muito. Mas emagrece logo, logo e protege o nenê de muitas doenças. Use cinta! Kk...


Veja como fiquei nem 30 dias depois:


 Abraço! FELICIDADES NESTE ESTADO DE GRAÇA! "

Nenhum comentário: