Original

myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Papinha salgada

Não foi tão fácil quanto as frutinhas, mas ele agora tá comendo muito bem.


Começamos 15 dias após as frutinhas a papinha salgada. A recomendação da pedi veio numa folha de papel com uma tabela separando alimentos por grupos...era pra dar pelo menos um alimento de cada grupo na papinha e deixar ela como purê...dar a quantidade que ele aceitasse sem forçar.
Aí a CDF da Vanessinha aqui resolveu seguir a risca. Primeiro dia, comeu sorrindo, acho que umas 3 colheres de sopa foram. Depois travou só quis o suquinho, que ele ama, de laranja do céu, ou laranja lima. A docinha.
No segundo dia, ele tomou vacina, 2ª dose da meningite, mas nem chorou. Porém não quis a papinha salgada, fez uma carinha tipo isso é horrível mãe, me dá a teta logo!!
Já falo teta porque né? A gente meio que vira uma vaquinha mesmo.
Então pensei com meus botões e raciocinei o seguinte:
A maioria das mães diz que a papinha salgada eles levam mais tempo pra se acostumar.
Se as frutas geralmente são bem aceitas e a gente começa aos poucos, dando 3 dias de cada, por que a salgada que é mais rejeitada a pedi me mandou dar um monte de coisas ao mesmo tempo misturadas?
Arroz integral, folha escura, folha clara, legumes variados, uma carne ou frango, muita coisa de uma vez só...uma pitada de sal ou nada, uma colherinha de azeite ou manteiga só na hora de servir.
Decidi usar meu instinto.
Vou começar a salgada do jeito que comecei a doce.
Cozinhei uma batatinha, uma cenourinha e um pedacinho de frango tudo junto com pouca água.
Bati no processador só a batata e a cenoura, descartei o frango e ficou um purezinho quase sopa.
Ele adorou!
Deu pra dois almoços dele. Aos pouquinhos...ele comeu tudo bem feliz.
Depois fomos a Porto Alegre e pedi pra vovó (minha mãe) fazer a sopinha que todos nós até hoje amammos...batata, cenoura, frango e moranga...bem leve...no final uma colherinha de café de becel pra temperar e só. Fica bem cremosa.
Comeu 2 conchas! E segui assim, dando sopinhas creme do meu jeito...aos poucos vou acrescentando um pouquinho de um legume outro pouquinho de outro...mas sempre com batata e cenoura...
Ontem ele comeu muito bem com frango batido junto ficou quase purê que a pediatra quer.
E estou alterando peito com papinhas até ele pegar bem as papas, o que já está acontecendo.
Exemplo:
Hoje ele mamou as 6h, depois as 8h (sim, de 2 em 2h ainda senão acaba a alegria desse meu bebezico e não vejo porque o forçar a uma coisa contra natureza dele).
As 10h comeu 2 bananinhas amassadas (dou 2 primeiro pq ele come tudo e segundo porque diminuiu tirando o miolinho das sementes)...e todo suquinho de laranja que tinha uns 70ml.
Agora quando ele acordar eu tento dar a papinha salgada mas geralmente ele quer o peito...Se ele comer a papinha ótimo, se resmungar eu deixo a papinha pras 14h e dou peito ao meio dia. Sem estresse.
Prefiro que ele coma feliz do que ficar querendo encaixar ele num cronograma.
Depois a gente tenta passar esse almoço pra 11h30, meio dia...senão tá ótimo. O importante é comer feliz.
E ele está. Come todas as frutinhas que eu ofereci muito bem. Banana é a favorita.
A Bettina (uma linda daqui de Criciúma que conheci através do blog) me deu a dica de cozinhar a maçã e a pêra antes e fazer um purezinho. Ele ama!
Nos 1ºs dias levava 1h servindo a fruta e o suquinho aos poucos, agora ele já come rapidinho...a frutinha leva uns 15min e mais uns 15 tomando o suco devagarinho.
A papinha salgada come quase cantando de tão feliz, faz uma festa!
Bate a mãozinha na mesa tipo quero mais, abre um bocão lindo que me mata de orgulho!







Tá cada dia mais sapeca e engatinhando bem rapidinho ainda pra trás. Se balança pra frente pra trás com aquela bundinha empinada que dá vontade de morder! ( e eu mordo de verdade, eu que fiz)

Adora música, ri sempre quando a gente canta pra ele...e as preferidas são:
- Alecrim (desde dentro da barriga) abre um sorrisão
-Música que a vovó fez pra ele (tem um gurizinho bonitinho por aqui....que gosta de brincar e também de balançar...é o Lucas Leite, esse meu netinho, tá crescendo rápido, parece encantado)
-Pintinho amarelinho.
-Amo você do Barney.

6 comentários:

vanessa disse...

Ai que bom que ele já se acostumou com a papinha salgada realmente é sempre nela que "o bicho pega"
Nessa ele ta lindo, grande, u eu quase infartei com ele com os fones rsrs
Bjos

Eu e minhas três bonecas... disse...

Aqui a salgada foi mais fácil, mas as frutas, quanto trabalho!!!! Sucos até hoje tomam pouco... Mas faz parte, né... sem stress a gente vai levando!
Beijos
Gabi

lurdenia disse...

gustavo tambem me deu trabalho pra comer a sopinha,ama sugo e banana até hoje.


Beijos

Anônimo disse...

Nessa eu tb não faço tudo que o pedi. manda não....faço do meu jeito....ai por isso tb dou comidinha a cada 2h, ele mandou dar de 3 em 3h...kkkk
Mas é assim mesmo, depois ele vai acostumando com a papinha. O que ele ama mesmo é mamar não é? rsrrs
Amei a foto dele comendo a sopinha!!! Muito fofo =)
Beijos

Gabi E Lipe

Adriana De Bona disse...

Oi Vanessa!! Não é fácil inserir outros alimentos. Comecei a dar frutinhas e suco para o Bruno. O suco ele adora agora a frutinha tem dia que come bem outros não... Mas ja´estou vendo que vou passar um trabalho para dar as papinhas salgadas.... O Lucas está lindo... Adorei o video dele encadinhando para trás.... Bjus

Aprendendo com Davi disse...

Oi Nessa, como ta lindooooo
Aqui n tivemos mto trabalho...Davi só faz cara de nojo pra beterraba e pro xuxu, mas come...rs..