Original

myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 30 de maio de 2011

É muita alegria!

Não tem como não ficar feliz da vida pertinho de você meu amor!
Olha como tá serelepe...adora "cosquinhas", grita, dá gargalhadas, faz uma festa!
E a mamãe tem vontade de morder!!! Mas não morde não, enche de beijos...
Acho que te dou uns 5 mil beijos por dia, umas 8 mil cheiradas nesse pescoço, umas 50 afofadas e uns 30 abracinhos pelo menos todos os dias.

E agora você tá muito sapeca, agarra a mamãe, aperta, belisca, puxa os cabelos!
Até o papai você já beliscou...e teus bichinhos também, até o leão foi atacado:



Tá difícil de trocar as tuas fraldas, porque você não pára quieto, se vira de lado e eu tenho que tentar te vestir de lado mesmo, que fica conversando com a dona Girafa ou me provocando pra ganhar cosquinhas, puxando minha roupa...como gosta daquele trocador, é playground!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Oi, Luke.

Essa é a minha primeira postagem no teu blog, filho. Mas isso não quer dizer que eu seja indiferente, garoto, mas sim o quanto é dificil para um profissional treinado na área de publicidade falar de um acontecimento tão "amazing" quanto a tua espera, tua chegada e tua presença diária em nossas vidas. Eu SEI que escrevo bem, minhas peças vendem carros, muitos carros... vendem jóias, seguros, sonhos e promessas. Não sou bom o suficiente para redigir acerca do melhor job de todas as pautas. Ñunca soube como começar a escrever sobre você. Tua mãe já o faz maravilhosamente bem... Ela é tão perfeita nos papéis que desempenha na minha vida e na tua que me intimida. Desculpa, pequendo Jedi, demorei muito, muito pra dizer o quanto eu te amo. Não sabia como fazê-lo. Mas eu te fiz, e isso agora parece o suficiente. Não preciso escrever sobre ti, outras pessoas o farão, afinal nem o texto mais surpreendente do universo sobre alguém é tão incrível quanto fazer, criar e amar esse alguém. A arte de falar da dimensão que é ter alguém como você em nossas vidas eu deixo para o video que me sensibilizou o suficiente para eu começar a dizer pra você o que sinto.

Te amo. Demais.

Hábitos do sono

é assim que ele acorda esse fofo!
Alguma amiga anônima enviou o link do Soluções pra uma Noite sem Choro da tia Beth, que já havia comentado aqui...e junto uma tabelinha do sono dos bebês por idade...achei bem interessante, porque é exatamente como o Luke se comporta.

Vou colar da faixa etária onde ele se encontra:

3 a 4 meses : porque alguns itens ainda permanecem no comportamento do Lucas.
- A necessidade é maior de um lugar calmo e quieto para dormir, pois o bebê se distrai mais facilmente Totalmente. Acorda fácil, sensível a barulhos. Não dorme nos passeios por exemplo.- Não deixar o bebê acordado por mais de 2 horas (alguns agüentam somente 1 hora) No final de tarde ele estica um pouco mais e ai chororô é certo. Durante o dia é tranquilo se estamos em casa dorme.- O maior período de sono é somente de 4-6 horas
- Comece a colocar o bebê para dormir antes dele começar a ficar irritado ou sonolento Se não faço isso levo o dobro do tempo pra conseguir fazer dormir.

4 a 8 meses- O sono do bebê se torna mais como o do adulto, com período inicial de não-REM
- A maoria acorda entre 7 da manhã, mas geralmente entre 6-8. É exatamente nesse período que o Lucas acorda- Se o bebê acordar antes das 6 é bom colocar para dormir após mamar e trocar a fralda É quando ele vem dormir comigo na nossa cama.
- Não é possível mudar a hora que o bebê acorda de manhã colocando-o para dormir mais tarde É o que eu vivo dizendo e ninguém me acredita!!!
- Comidas sólidas antes de dormir tambem não resultam em acordar mais tarde Não temos planos de inserir sólidos tão cedo...amamentação exclusiva.
- O período acordado de manhã deve ser de cerca de 2 horas para bebê de 4 meses e 3 horas para bebês de 8 meses Ele dorme a cada 2h, 2h30...bem assim mesmo.
- Então a soneca da manhã é por volta das 9 horas para a maioria umas perto das 9 outra entre 11 e 12h
- Tenha um período tranqüilo e quieto, parte da rotina de dormir, com duração máxima de 30 minutos. Essa rotina deve começar 30 minutos ANTES do fim do período que o bebê fica acordado É aqui que a gente atrasa um pouquinho, quando ele se dá conta que escureceu, depois das 17h já não quer mais soneca, espera o banho que acontece perto das 19h e fica muito tempo acordado, por isso quando vai dormir está tão cansado e chora...mas já estou dando cada vez mais cedo.
- Um soneca só é restauradora se é de 1 hora ou mais, algumas vezes 40-45 minutos conta, mas 1 hora ou mais é o ideal Dura de 40min a 1h...estou torcendo pelo dia que dure um pouco mais de 1h. Raras vezes aconteceram.
- Conte com outra soneca após 2-3 horas acordado Conto.
- Evite mini-sonecas no carro ou parque Ele nem dorme, se distrai muito, curioso.
- Não deixe o bebê tirar uma sonequinha para compensar uma soneca perdida. Ah, se ele quiser dormir eu deixo.
- Se o bebê tira a soneca quando deveria estar acordado, bagunça a rotina acordado/dormindo Eu sou do tipo que manda visita embora se preciso for.
- A Segunda soneca é geralmente entre meio-dia e 2 da tarde (antes das 3) Para o Lucas é a terceira rs.
- Deve durar 1-2 horas Ainda dura 45min, 50min...
- Uma terceira soneca poderá ou não ocorrer, se ocorrer será entre 3-5 da tarde e geralmente bem rápida Acontece e dura a média dele, de 45min
- A terceira soneca desaparece por volta dos 9 meses de idade
- A hora de dormir ideal é entre 6-8 da noite, decida pelo quanto a criança está cansada Sim, aprendi com a tia Beth que criança tem que dormir cedo, é mais saudável, é o que precisam.
- Empregue uma rotina antes da cama com a mesma seqüência de eventos toda noite, assim a criança começará a predizer o que vem a seguir, ou seja, o sono Sim...trabalhamos.
- A criança poderá acordar de 4-6 horas depois para mamar, algumas estarão com fome mas outras vão dormir direto, depende do indivíduo Sim, esta noite mamou a meia noite e depois as 5h.
- Uma Segunda mamada podera’ ocorrer por volta de 4-5 da madrugada Bingo!


PS: Não estou conseguindo comentar os blogs das amigas ...blogger bugado!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Consulta de 4 meses

Fui cheia de esperanças pra solução dos meus problemas e fuén...a solução é PACIÊNCIA.
Eu sou muito paciente...uma paciente sonolenta, cansada e sempre de pijamas esperando a oportunidade de dormir.

Estamos de parabéns de novo....Lucas alimentado exclusivamente do leitinho da mamã ganhou 685 gramas e mais 2cm. Bem apropriado pra idade, que agora deve ganhar até 700g por mês. (no primeiro trimestre é até 1Kg por mês depois diminui o ritmo).

Está com 6,650Kg e 62cm.

Ótimo controle da cabeça/pescoço...Fez alguns testes sem explicar direito só dizia ele está ótimo sorrindo...A pediatra é bem do jeito da minha ginecologista, calma, segura, positiva.

Manter a livre demanda.
A única mudança é na forma de amamentar...Sempre dou um seio de cada vez...É pra dar SEMPRE os DOIS. Ele mama bem forte e rápido já, não necessita mais de 10 minutos em cada seio pra esvaziar...então chegou em dez, doze minutos, interromper (tadinho), levantar pra arrotar (torcer pra não vomitar porque sempre que troquei seio ele vomitou mas ok vou seguir as ordens da doctor) e oferecer o outro seio. Não deixar dormir no peito, dar o bico se ele tiver necessidade de sugar depois de satisfeito. Falei que faço qualquer coisa que o ajude a dormir na hora do choro, que depois de 1h de choro se for necessário meu peito pra dormir eu dou rs desesperada.
Falando em bico, ele usa muito bem...não é o tipo que passa o dia de bico, brinca de bico, nãnãni...adoro isso...acho bico uma coisa feia que esconde a boquinha linda deles...Ele usa o bico pra se acalmar pra dormir...mesmo que se tente dar bico em outra situação ele não aceita. Só se estiver com soninho.
Ele dorme enfiando o nariz no travesseiro cheirando o "soninho" (paninho com cabeça de ursinho que tem meu cheiro - dormi algumas noites com ele e às vezes o coloco entre nós quando mama pra fortalecer o cheiro) e com o bico...quando satisfaz sua necessidade de sugar e dorme solta o bico.
Comentei que muitas vezes ele fica até 40minutos mamando num seio só (haja bíceps) e ela disse que não está bebendo mais, e sim chupeitando. Por isso a troca, pra ele mamar melhor.
Que assim os intervalos entre mamadas vão aumentar.
Cada bebê tem seu ritmo e no tempo dele isso vai acontecer.

Sobre o choro pra dormir...
Sono perturba, é um incômodo que ele nem entende o que é. Ele quer ficar com a gente (ansiedade de separação), que é divertido e aquela coisinha chata pesando os olhos, o corpo cansado, tenso, não consegue relaxar...se irrita com o sono, é normal, comum e a única solução é dormir...se ele custa a dormir ou chora pra relaxar PACIÊNCIA. Manter uma rotina do sono, mesmo ritual, banho demorado, massagem com creme, tudo igual mesmo quando viaja.

Fora a consulta, essa noite foi como a média, mamada dos sonhos lá pela meia noite e meia, depois mamou as 4h e as 7h30...entre uma e outra a babá tocou algumas vezes com ele tentando voltar a dormir...mas não foi preciso pegar no colo, só virar de lado, acomodar, fazer um carinho...tirei algumas sonecas de 1h cada chegando um total de 7h30 de sono pra mim, mas descansei já que nessa noite não teve festa no prédio vizinho que é o que mais me quebra.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O bom incentivo

Gostei, compartilho:

"Educação. Especialista na teoria da Modificabilidade Estrutura
Cognitiva de Reuven Feuerstein, em Israel. Também conhecida como
teoria da Mediação da Aprendizagem
 
Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito
interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade,
mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas
conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram
divididas em dois grupos.

O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é
inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver
o quanto você é genial!  ... e outros elogios à capacidade de cada
criança.

O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o
quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu
esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até
conseguir, muito bem!” ... e outros elogios relacionados ao trabalho
realizado e não à criança em si.

Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à
primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram
obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem
qualquer tipo de consequência.

As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças
do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não
queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B
aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.

A explicaçã o é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos
filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam
ser desagradáveis.

As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de
não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem
que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais
dizer que sou inteligente”.

As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não
consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de
jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto
aqueles jovens “médios” obterem a vitória.

Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se
preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um
excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso,
estudaram mais, resolveram mais exercíc ios, leram e se aprofundaram
melhor em cada uma das disciplinas.

No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos
filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam
respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos
saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por
meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que
sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com
elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.

Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou,
você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade
apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de
você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído
como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo fi lho,
deixar seu primo brincar com seu video game foi muito legal, você é um
bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e
reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não
é “tática” paterna, é incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que
linda você é amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é
charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios
como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em
atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em
breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais,
birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido
resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.

Homens e mulheres de personalidade forte e sa udável são como carvalhos
que crescem nas encostas de montanhas. Os ventos não os derrubam, pois
cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de
suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura
firme e carinhosa."

...

Essa noite já foi bem difícil de novo...to um trapo...
Chorou pouco p dormir, mas meia hora depois ficou acordando e chorando tentando voltar a dormir exausto e não conseguia...só acalmava no meu colo...mamou e dormiu...
Fui dormir "tarde" 22:30! Mamou de novo 01:44 e logo as 4h de novo...5:20 precisou ajuda p voltar a dormir, o Beto tava cansado não conseguiu ajudar...meus braços moles pq meu vizinho ta montando o apto de dia martelam o dia todo eu fico com ele no colo p ele conseguir dormir as sonecas...coloquei na minha cama, o Beto foi p sala. Dormimos 40min acordou e ta aqui mamando enqto escrevo.
Dormi assim...
NOITE
22:30-01:30=3h
02:08-04:00=1:52
04:23-05:23=1h
05:55-06:48=40min
Hoje tem pediatra...eu quero dormir!!!!



- Posted using BlogPress from my iPhone

terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma noite bem dormida

Ontem foi uma das melhores noites desde que o Luke nasceu!
Mamou, chorou 15 minutos aquele chorinho miado resmungando, nada exagerado...dormiu 20h30.
Foi acordado pelos vizinhos fdp %#$%$# e acordou chorando as 21h20 e algumas vezes até 21h50, mas logo adormecia...chateado de ser acordado apenas...carinha de esgotado riquinho.
E ai que só acordou pra mamar a 01h15! Mais de 4 horas!
E não é só isso...da 01h40 ele foi diretoooo até 05h50!!! A babá eletronica fez um barulinho as 4h40 fiquei atenta mas não era nada...fiquei esperando tocar de novo e só tocou quase as 6h...eu e Beto chegamos a ir olhar pra ver se ele tava bem, chocados de não ter sido necessário ir ajudar ele voltar a dormir a cada 1h +- como de costume...
E pra me deixar ainda mais feliz, mamou e fez das 6h20 as 7h20 uma esticadinha...
To me sentindo elétrica de ter energia de novo, não estou mais acostumada.
Que alegria!
Hoje o dia amanheceu lindo, corri e consegui dar uma volta na pracinha com ele e pegar um sol.

Ah, ontem mamou a cada 2h de novo durante o dia...e hoje tá bem sem padrão...2h20 depois 2h de novo, ai mamou pouco 1h e pouco depois quis de novo e assim tá indo....

Pra bó Balene...olha teu neto sapeca acordando teu filho lindo aqui óh:


Pra noninha...olha tua filha sapeca dando colinho pro teu neto lindo aqui óh:


Eu não disse que só o que eu precisava era dormir??

domingo, 22 de maio de 2011

Selinhos (espie pode ter pra vc)

Pra quem não sabe, existe uma rede entre blogs que chamamos de blogosfera...e uma forma carinhosa de se relacionar entre a gente é trocar selinhos.
Eu mesma demorei pra aceitar e entrar na brincadeira, porque fiz o blog sem intenção alguma de criar uma rede, minha primeira intenção era registrar os meus sentimentos para meu filho e para meus familiares e amigos que estão longe acompanharem as notícias do Luquinhas.
Mas a coisa vai acontecendo naturalmente e hoje tenho muitas amigas que fiz por aqui e guardo um cantinho especial no coração pra elas.

Uma delas é a Gabi mãe da Carol e das gêmeas Isadora e Helena. Moramos na mesma cidade, nos conhecemos acho que faz 1 ano pela internet e mesmo morando numa cidade relativamente pequena, no mesmo bairro, a passos uma da outra rs...acreditem, não nos conhecemos pessoalmente...coisas do mundo virtual, nem sabemos direito o motivo.

Ela me presenteou com o seguinte selinho:

Com ele devo dizer 7 coisas a meu respeito, depois indicar 10 pessoas...

1) Sou teimosa, esse precisava ser o primeiro.
2) Sou crítica demais.
3) Logo, sou chata hahahaha. (O Beto acabou de dizer: não acho que sejas teimosa nem chata...rs)
4) Adoro viajar.
5) Amo ser mãe.
6) Também amo ser filha.
7) Adoro a natureza, árvores, praias, montanhas, cheiro de mato.
8) Também adoro um shopping.
9) Escolhi uma profissão decadente, larguei tudo, chutei o balde.
10) Preciso estar sempre conectada.

Indico o selinho para:
- Carla http://bebedacarlaeabel.blogspot.com/
- Pris http://davidaaoamor.blogspot.com/
- Ana Paula http://anabinhoepietro.blogspot.com/
- Elaine http://romanticocomoumaporta.blogspot.com/
- Cíntia http://longedoceara.blogspot.com/
- Angélica http://aprendendoasermaedopedro.blogspot.com/
- Tchella http://batatinhatinha.blogspot.com/
- Rapha http://maternarconsciente.blogspot.com/ (adoro este blog)
-Dani http://balzacamaterna.blogspot.com/
-Su http://reinadodedavi.blogspot.com/

E para agradecer a Gabi, envio selinho pra ela que ganhei da Elaine!

Beijos gurias, valeu!

sábado, 21 de maio de 2011

Quatro meses!

Hoje o Lucas completa 4 meses!

Meu amor, quanta alegria! Esse coração aqui fica cheio de amor, que cresce todos os dias de uma maneira incrível, nem sei como cabe tanto amor em mim!
Não canso de te olhar, te tocar, te cheirar, te beijar!
Agora com os gritinhos nos provocando e as risadas nós estamos mais apaixonados ainda por ti.
Já consegues segurar mais firme teus brinquedos, que vão direto pra boca.
Já consegue pegar no sono no bercinho para as sonecas diurnas, mamãe ajuda te fazendo muito carinho...mas muitas vezes essas sonecas são no meu colo, na minha cama, bem juntinho de mim e segurando minha mão...não resisto, é muito bom!
Todas as manhãs tu vens pra nossa cama dormir mais uma horinha com a gente antes de levantar.
O banho é uma festa, água pra todos os lados! Os pezinhos não param de jeito nenhum!
Não sei como vou cortar as unhas dos pés, to achando missão impossível!
O papai tá todo bobo com essa fase de conversinhas, gritinhos, gargalhadas. Tu trouxestes muita alegria e amor pra nossa casa...A gente já se amava, mas agora se ama mais ainda por te ter entre nós.
Parabéns por esses 4 meses, estás cada dia mais gostoso!
...

Seguimos a sugestão da Carla, mãe do Davi de não dar de mama quando o Lucas acorda por volta das 2h, mas não mesmo que ele chorasse, se chorar mama sim rs....e está dando certo...em termos, continua acordando sempre essa hora...mas o Beto ou eu o fazemos voltar a dormir, o que não leva mais que meia hora. Ele precisa ainda ajuda várias vezes na madrugada pra voltar a dormir, mas está mamando com intervalos maiores...mama as 20h, entre 23h e 00h, as 4h, depois as 6h30 ou 7h...
Durante o dia, parece (muito recente para afirmar) que as mamadas estão também menos frequentes. Mas irregulares, como ainda sou adepta da livre demanda.
Nada me convence que ele vai mamar quando tiver fome. Eu também como em horários irregulares, não posso exigir que ele se comporte diferente. Ainda mais sendo um bebê!
Toda rotina que temos ele mesmo que formou.
Tem mamado com intervalos de 2h30, 3h, 2h de vez em quando...Está meio confuso, as vezes pede para mamar, mama agitado, porque tudo o distrai...ai mama 2 minutinhos pára...ai 1h depois quer de novo...não mama direito. Acho que está em mudança, até que estabeleça novo padrão. Vamos consultar quarta-feira com a pediatra e tirar muitas dúvidas, espero.
Essa semana os choros pra dormir variaram de intensidade 0 a 10.
Teve noite que ensaiou chorar, mas dormiu mamando.
Teve noite que não quis mamar e foi um escândalo, chegando ao ponto de eu começar a chorar também.
Adora tentar ficar sentado por si mesmo...no sofá ou no carrinho, se inclina pra frente equilibrando a cabeça...Vive se olhando no espelho e nos olhando pelo reflexo, sorri. Será que já descobriu ser reflexo ou pensa ser extensão do mundo? Queria tanto saber o se passa na mente dele...
O mundo parece muito interessante, o olhar curioso viaja pela casa inteira, todos os cantos...as flores, o ventilador de teto, o ar condicionado, a cortina, meu pijama,a televisão então é muito atraente...Continua curtindo o sling...mas confesso estar bem pesado tanto para o colo como para o sling...

terça-feira, 17 de maio de 2011

De volta!

Desculpe minha ausência, estava sem notebook e postar pelo celular é mais difícil, tenho muito a dizer rs.
Sogrão, que me cobra post no blog, lá vem notícias do teu netinho...(parabéns pelo teu time!).
Às vezes a soneca só rola se for assim, no meu colo. É colocar no berço que acorda.

A gente pensa que chegando aos 3 meses, passam as cólicas e tudo fica tranquilinho...Engano!
Ser mãe é enfrentar desafios a cada nova fase do pequeno, porque essa gostosura toda tem preço. Não é só cutir o melhor cheiro do mundo, nem encher a alma de alegria com aquele olhar cheio de vida e aquele sorriso mais lindo do mundo.
Passam as cólicas vem a crise de crescimento e com isso, ansiedade de separação.

Minha amiga Tchella (mãe do batatinha) foi a primeira a suspeitar, pelos meus relatos no twitter (siga-me se tiveres paciência @nessadobeto), onde desabafo.

No final de semana do dia das mães, fomos a Porto Alegre.
Já na primeira noite não dormi.
Nem na estrada o rapazinho pegou no sono. E adora um papo, a mamãe aqui canta, brinca, conversa fulltime. Acordou pra mamar na madrugada como de costume e percebeu estar em outro ambiente, ficou curioso olhando pras paredes. Noite toda em claro...mãe trapo.
Na sexta-feira eu dormi sempre que pude. Acompanhei em todas as sonecas, nem tirei o piajama, não liguei pra ninguém avisando que estava em POA porque não tinha condições de receber...E ele tirou uma soneca de 3 horas, de tão cansado, coisa inédita, as sonecas dele são de 45 minutos, no máximo 1h.
Pra que viajar? Não curto nada. Adoro a paz do meu lar.
No sábado fomos visitar o Théo e a Adriela, amigos do coração. O Lucas usa muitas roupinhas do Théo que tem 11 meses, é um fofo lindo e querido da gente.
Chegando na Adri ele já foi direto pra cama dela dormir. Depois foi todo simpático, sorrisos, papinhos, com a Adri e o bebê.
Ele funciona todo a cada 2 horas.
Mama de 2 x 2h, dorme de 2 x 2h. Acorda, mama, brinca, dorme. Só fica 1h acordado. Não dorme em passeios a não ser que seja uma casa silenciosa, como a da Adri que tem bebê também. Se a gente tá num shopping ou passeando na rua começa a resmungar, choromingar, fica muito irritado se na hora do soninho dele não pode dormir.
Durante o dia ele tira de 4 a 5 sonecas de 45 minutos cada. Isso se os vizinhos ou a Ane não acordarem ele antes com barulhos.
Ainda é pouco, ele não faz 15h de sono total como seria o ideal.
A noite dorme umas 10 horas.
As vezes consigo esticar até quase 3h uma mamada da outra, mas é muito difícil, porque chega a hora dele dormir de novo, ai junta fome e sono, tadinho, fica chateado nem mama tranquilo.
Tô com ódio da Tracy-Encantadora de Bebês- gente!
Fui brincar com o sono do guri, na ilusão de que a mamada dos sonhos (técnica de dar mama entre 23h e meia noite) o fizesse dormir até as 5h30 direto perdi meu sono de melhor qualidade...o das 21 as 2h (+-)...ele agora acorda por ai umas 23h30 e depois, honey, de novo as 2h...ou seja, Tracyfeladapu!
Então, essa crise de crescimento acontece em várias fases do bebê.
A primeira é aos 3 meses...(ele está quase completando 4).
O bebê passa a mamar mais rápido, também porque suga mais forte, melhor.
As vezes em menos de 10 minutos tá satisfeito.
Mas mama agitado. Quase sempre volta em gorfadas e depois ele dá umas mamadas de mais de 30 minutos pra compensar. Dormindo pra roubar no jogo (porque ai não posso acompanhar).
Outra coisa da fase é a ansiedade de separação. Começa a se dar conta de que somos dois.
Ai bate um medo dele ficar sem mim que se agarra na minha roupa, me belisca até e deusolivre soltar ele ou passar para o colo do papai.
A vovó teimou que com estratégias pra distrair dá, e eu, cansada até deixei tendo a certeza que não daria certo...pois bem, berrou de se engasgar tadinho e só se acalma comigo.
O Beto que me ajudava embalando pra dormir chegou a ficar chateado achando que o Luquinhas não gosta mais dele. Não é isso...faz parte do desenvolvimento passar por essas crises e mesmo difícil de acreditar, é bom pra ele.
De vez em quando tentamos...o Beto pega, ele chora, chora, eu pego de volta, acalmo, passo pro Beto...mas raramento funciona.
Esses dias estranhou a Ane também, que trabalha aqui em casa.
Por 1 minuto pedi pra ela pegar ele pra eu falar com os rapazes do marceneiro que estavam colocando uma prateleira no meu quarto...chorou de se engasgar porque sai de perto.
Outro dia no banho dele, que quase sempre dou com o Beto. Sai de perto pra pegar alguma coisa, quando voltei chorou no banho coisa que nunca acontece, porque ele ama o banho. Tá difícil. Grudinho na mãe, coisa linda! Te amo, mas dá uma folga!
Meu bíceps grita de dor já e minhas costas já eram. Fico bem cansada. Mas faço tudo com amor sabendo que tudo isso passa rápido. Só não contem comigo pra nada, sou toda Lucas agora. Não resta energia pra mais nada.
Tem uma pressão sabe, pra eu voltar a vida normal rs...como se não fosse normal passar por essa fase com o bebê. Eu amo ser mãe, só me sinto cansada, mas eu curto tudo que estou vivendo, aprendendo e descobrindo sobre o Lucas e sobre mim mesma.
Se eu não vou dormir as 20h30, 21h ou até mais cedo quando dá, fico uma zumbi.
Ele não chora nada durante o dia, mas pra dormir agora leva 1 hora chorando as vezes, ontem foi 1h e meia. E só comigo...e não posso sentar com ele que piora...estratégia Tracyfeladapu de por no berço fazer shh pra dormir sozinho haha. Piada pra mim. Não consigo, não funciona pra mim, nem pra ele...mas essa sou eu...a melhor mãe que o Lucas poderia ter. Real, de carne e osso, com defeitos e qualidades.


Agora falando de coisa boa, coisa mais linda gente...Ele dá gritinhos, gargalhadas, provoca a gente quando não estamos olhando pra ganhar atenção...responde, brinca com os bichinhos que já consegue pegar melhor...(ontem dormiu agarrado nas orelhas do coelho que ganhou de Páscoa da Bó Balene, viu sogrinha?)
É apaixonado por televisão. Tenho que manter quase sempre desligada porque ele chega onde tem tv aqui em casa procurando já e se não controlo fica o tempo todo vendo e ai não faz bem. Fica vidrado no DVD da Galinha Pintadinha.
Quando começa o Pintinho Amarelinho, que sempre canto pra ele, ele se vira pra mim ri e continua assistindo dando gritinhos.
Viva a Galinha Pintadinha!
Nunca deixo por mais de 15 ou 20 minutos. Geralmente interagimos com ele assistindo junto, conversando e cantando pra ele. Enquanto tomo café da manhã ou almoço, por exemplo. É um recurso, mas deve ser usado com cautela, eu acredito.
Ele também adora os desafinados Backyardigans.
Ele tem dois livrinhos que fica encantado quando leio com ele mostrando as figuras.
Nunca mais teve totô-despertador na madrugada...agora ele acontece depois das 6h30 só. Sempre vaza. Mas durante a madrugada ele se mexe, a babá toca, saio correndo, chego ali a cabecinha dele tá sacudindo pros lados, ai ajeito ele em outra posição, faço carinho, ajudando ele a dormir melhor...se demoro ele acorda. Então a madrugada meu sono é mais ou menos assim: 2h30 -pausa-45minutos-pausa-1h-pausa-30minutos-pausa-15minutos-pausa-1h30-pausa e assim vai...eu digo que não durmo, apenas tiro sonecas.
Já tô eu falando em sono, mas não tem como não ficar obsecada pelo assunto quando se está privada dele.
Outra novidade é que ele adora brincar de ficar sentadinho, tá se achando rs.
Eu seguro as mãozinhas ele sobem senta na minha perna e faço upa, upa....ele olha pro espelho e da risada. Ou só treinar pra sentar ele adora. Se acha um homenzinho. Adora brincar de ficar de pé também com a gente segurando, claro.
Vou filmar as sapequices dele pra colocar aqui. Tá demais!
Dia 21 vai completar 4 meses e logo temos consulta.
Aí volto aqui pra contar tudo! (ele acordou tenho que brincar com ele antes que o tempo voe).

Beijos!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Feliz Dia das Mães

No próximo domingo estarei vivendo meu primeiro dia das mães. To tão boba com isso que pareço criança esperando aniversario!
Mas como estarei curtindo esse dia com meu filho querido, antecipo agora minha homenagem a todas mamães que me lêem por aqui...
Recebi agora um email da minha super amiga Adriela e achei perfeito pra dividir com vocês. Fiquei muito emocionada...



Ser ou não ser mãe?
“Estávamos sentadas almoçando, quando minha filha casualmente menciona que ela e seu marido estão pensando em 'começar uma família'.
'Nós estamos fazendo uma pesquisa', ela diz, meio de brincadeira. 'Você acha que eu deveria ter um bebê?'
'Vai mudar a sua vida' eu digo, cuidadosamente mantendo meu tom neutro.
'Eu sei' ela diz, 'nada de dormir até tarde nos finais de semana, nada de férias espontâneas.. .'
Mas não foi nada disso que eu quis dizer. Eu olho para a minha filha, tentando decidir o que dizer a ela. Eu quero que ela saiba o que ela nunca vai aprender no curso de casais grávidos. Eu quero lhe dizer que as feridas físicas de dar à luz irão se curar, mas que tornar-se mãe deixará uma marca emocional tão exposta que ela estará para sempre vulnerável.
Eu penso em alertá-la que ela nunca mais vai ler um jornal sem se perguntar 'E se tivesse sido o MEU filho?' Que cada acidente de avião, cada incêndio irá lhe assombrar. Que quando ela vir fotos de crianças sofrendo, ela se perguntará se algo poderia ser pior do que ver seu filho sofrer.
Olho para suas unhas com a manicure impecável, sua roupa estilosa e penso que não importa o quão sofisticada ela seja, tornar-se mãe irá reduzi-la ao nível primitivo da ursa que protege seu filhote. Que um grito urgente de 'Mãe!' fará com que ela derrube um suflê na sua melhor louça sem hesitar nem por um instante.
Eu sinto que deveria avisá-la que não importa quantos anos ela investiu em sua carreira, ela será, de certa forma, arrancada dos trilhos profissionais pela maternidade. Ela pode conseguir uma escolinha, uma ótima babá... mas um belo dia ela entrará numa importante reunião de negócios e pensará no cheiro do seu bebê. Ela vai ter que usar cada milímetro de sua disciplina para evitar sair correndo para casa, apenas para ter certeza de que o seu bebê está bem.
Eu quero que a minha filha saiba que decisões do dia a dia não mais serão rotina. Que a decisão de um menino de 5 anos de ir ao banheiro masculino ao invés do feminino no McDonald's se tornará um enorme dilema. Que ali mesmo, em meio às bandejas barulhentas e crianças gritando, questões de independência e gênero serão pensadas com profundidade.
Não importa o quão assertiva ela seja no escritório, ela se questionará constantemente como mãe.
Olhando para minha atraente filha, eu quero assegurá-la de que o peso da gravidez ela perderá eventualmente, mas que ela jamais se sentirá a mesma sobre si mesma. Que a vida dela, hoje tão importante, terá um valor diferente quando ela tiver um filho. Que ela a daria num segundo para salvar sua cria, mas que ela também começará a desejar por mais anos de vida – não para realizar seus próprios sonhos, mas para ver seus filhos realizarem os deles.
O relacionamento de minha filha com seu marido irá mudar, mas não da forma como ela pensa. Eu queria que ela entendesse o quanto mais se pode amar um homem que tem cuidado ao passar pomadinhas num bebê ou que nunca hesita em brincar com seu filho. Eu acho que ela deveria saber que ela se apaixonará por ele novamente por razões que hoje ela acharia nada românticas.
Eu gostaria que minha filha pudesse perceber a conexão que ela sentirá com as mulheres que através da história tentaram acabar com as guerras, o preconceito e com os motoristas bêbados.
Eu espero que ela possa entender porque eu posso pensar racionalmente sobre a maioria das coisas, mas que eu me torno temporariamente insana quando eu discuto ameaças para o futuro de meus filhos.
Eu quero descrever para minha filha a enorme emoção de ver seu filho aprender a andar de bicicleta...
Eu quero mostrar a ela a gargalhada gostosa de um bebê que está tocando o pelo macio de um cachorro ou gato pela primeira vez...
Eu quero que ela prove a alegria que é tão real que chega a doer...
O olhar de estranheza da minha filha me faz perceber que tenho lágrimas nos olhos.
'Você jamais se arrependerá', digo finalmente.
Então estico minha mão sobre a mesa, aperto a mão da minha filha e faço uma prece silenciosa por ela, e por mim, e por todas as mulheres meramente mortais que encontraram em seu caminho este que é o mais maravilhoso dos chamados. Este presente abençoado de Deus... que é ser Mãe.”

...tão verdadeiro...

FELIZ DIA DAS MÃES!


- Posted using BlogPress from my iPhone