Original

myfreecopyright.com registered & protected

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sobre amamentação

Tenho lido muito e vou colar aqui o que achei de mais interessante hoje sobre amamentação.
Tirou minhas dúvidas, espero que tire as suas também!

Ah, e se alguma mamãe tiver dicas ou relatos pra comentar eu vou adorar!

"Resumindo, os bebês têm 3 mecanismos para controle das mamadas e da ingestão de leite:

1- *a duração da mamada* - portanto é um erro determinar que o tempo que o bebê deve mamar, nem 5 nem 10, nem 15, nem 50 minutos. Cada bebê controlará em cada mamada quanto tempo deve mamar. Se tiramos o bebê antes do tempo que ele vai determinar naquela mamada, é óbvio que terá mamado menos do que necessita.
2- *a frequência das mamadas* - portanto, é igualmente errado colocar intervalos fixos para mamadas: nem de 3 em 3 horas, nem de 4 em 4 horas, nem de 1 em 1 hora. O bebê é que determina se quer mamar 1 hora depois ou 3horas depois. É o que chamamos livre demanda.
3- *se quer mamar um peito ou dois* - só devemos trocar o bebê de peito numa mesma mamada, se ele largar espontaneamente o primeiro e demonstrar que ainda quer mamar, e que o primeiro se esvaziou (se no primeiro ainda há leite, deve-se oferecer o primeiro novamente - se for na mesma mamada)."
http://amamentacaoexclusiva.blogspot.com/2009/06/como-se-faz-o-leite.html
(Já fiz a besteira de interromper pra tentar dar o outro lado...o Lucas chorou, vomitou - acho que pelo movimento - ficou irritado e não pegou o outro lado...Me senti a maior idiota! Ele mama as vezes 5 minutos, mas em geral 20 min, um lado por mamada...Tipo, se mamou o lado esquerdo há 3 horas atrás durante 20 minutos eu não estou dando o mesmo lado esquerdo porque sei que ele não mama os 2 seios numa mamada, só um, então alterno...o próximo será o direito. Não sei se estou fazendo o certo, por isso corri atrás de leituras a respeito...livre demanda é isso aí, quem determina é ele mesmo!)
Assim, a regra é um peito por mamada, a não ser que ele ainda queira mais. E sempre alternando os peitos a cada mamada.
Se colocarmos limites nesses três fatores, ou seja, determinar quantos minutos devem durar as mamadas, determinar o intervalo entre elas e oferecer sistematicamente sempre os dois peitos numa mesma mamada estaremos contribuindo e muito para que o bebê não ingira a quantidade de leite adequada ao seu desenvolvimento.
*Esqueçam o relógio!*

Eu confesso que não esqueço o relógio...anoto a hora que ele começa e a hora que termina a mamada e qual lado foi rs...pra eu lembrar e saber qual lado dar na próxima ué....minha cabeça dá tilte com sono!
Também sobre livre demanda, do mesmo blog http://amamentacaoexclusiva.blogspot.com/2011/02/amamentacao-la-carte.html

SUPER RECOMENDO!

3 comentários:

Carla Domingos disse...

Oi Nessa!!
O Davi ainda nao nasceu e eu ainda nao passei por nenhuma experiencia de amamentacao.
Mas pelo que minha irma seguiu com minha sobrinha e pelo que li num livro que vou seguir, o Nana Nene, eu concordo com a teoria da amamentacao regular, de se criar uma rotina para o bebe.

Mas nao posso dizer com certeza se irei seguir e se dara certo, depois te falo.

Mas eh bom que vc faça o que acha bom pra voce e pro Lucas!!

Bjinhos linda!

Anônimo disse...

Existem várias opiniões sobre o assunto, já ouvi inclusive pediatras com argumentos diferentes para cada um dos lados (amamentação regular x não-regular).

Eu, particularmente, vou tentar seguir a regular, pois concordo com a Carla, acredito que cria uma rotina para o bebê. Espero que dê certo.

Anyway, penso que o importante é tu conversar com os teus médicos e do Lucas e encontrar uma maneira que fique bem pra vcs.

Beijos :)

Carla Domingos disse...

Entao Nessa, minha irma ja tinha me dito que nas primeiras semanas eh impossivel estabelecer uma rotina para o bebe, como horarios mais ou menos fixos... ja que eles precisam mto de leite para comecar a se desenvolver, igual vc falou, no lado de fora da barriga! :D

Mas depois vai acontecendo igual vc disse que ja esta acontecendo com vcs, vai se criando uma rotina para os horaios de amamentacao. O que eu acho mto bom pra mim (dai me organizo) e para o Davi, que vai aprender a ter disciplina.

Logico que nao vou deixar meu lindo com fome ou desnutrido, se alguma coisa acontecer de diferente eu quebro a rotina.

Mesmo com ideias diferentes, o importante eh voce e o Lucas estarem se dando bem com o jeito de voces!

Bjinhos