Original

myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

19a semana

Amanhã completamos 19 semanas.
Chegando na metade do caminho. Faltam menos de 150 dias pra você nascer. Oh God!!!
Suspiro fundo quando penso nisso.
Acho que agora não posso mais ficar deixando as coisas pra depois. Não é mais cedo demais. Preciso começar a me organizar.
Não só na teoria como tenho feito participando de curso de gestante e lendo livros sobre cuidados com bebês. Mas na prática.
É, a ansiedade chegou.
Essa semana sem empregada e sem nosso amigo Batman não foi muito fácil. Em alguns momentos eu curti ficar sozinha com você, já que os movimentos estão mais evidentes e fortes agora. Acho que até senti uma cambalhota, foi tão gostoso.
Mas eu preciso de alguém me ajudando com as coisas da casa.
Tomei sol nos mamilos me sentindo ALOCA nos cantinhos da casa onde os vizinhos não me veriam rs. Dizem que faz bem pra ajudar na amamentação. Se é verdade ou não eu não sei, mas SOL faz sempre bem pra minha alma e ainda facilita produção de vitamina D, super importante para os pequenos ossinhos do meu bebê.

Agora as perninhas e braços do Lucas já estão bem proporcionais ao restante do corpo.
O momento agora é crucial para o desenvolvimento dos sentidos.
Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.
Começa a nascer teu cabelinho.
Será que vai ser loirinho como a mamãe ou bem pretinho como o do papai?
Espero que puxe o papai, porque se puxar a família da mamãe vai ser careca. Teu pai tem muito cabelo e bem preto, lindo.
Após meses do nascimento a cor e a textura do cabelo ainda podem mudar.
Meu útero tá na linha do umbigo e deve crescer 1 cm por semana.
Pera ai...até a 40a semana são 40 cm o total!! Q isso!!!
To me lambuzando toda de cremes e óleos para evitar estrias.
Até agora nenhuma!

Essa semana o Lucas fica mais gordinho!!! Ganha volume da chamada "gordura marrom" que vai te manter quentinho quando você sair da minha barriga.
Além disso, surge o vernix caseoso, um revestimento branco leitoso,parecido com "requeijão cremoso", formando uma cobertura cremosa que protege a pele da contínua exposição ao líquido amniótico. Sob o vernix, uma camada de pêlo muito suave e fino chamado laguno agora cobre o corpo do bebê. Este lanugo serve para conservar o calor.

O Lucas tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora (dizem). Ele também pode ter uma posição favorita para dormir, mas eu ainda não descobri qual.

Falando em dormir tem começado a ficar complicado. Uso sempre um travesseiro entre os joelhos.
De barriga pra cima não consigo ficar muito tempo que dói. Me viro o tempo todo de um lado para o outro.

3 comentários:

Bia disse...

Oi Vanessa, conheci seu blog através da Jessica. Tô adorando seus relatos e me vejo muitas vezes nele. Tô na primeira gestação e com 12 semanas e 5 dias. TÔ doida pra saber o sexo do meu bebê.
Tô te seguindo e espero trocarmos ideias!
Bjs e saúde!

Carla Domingos disse...

Oi Nessa, td bem?
Ai...eu tb to me virando de todos os lados pra conseguir dormir... tenho medo de "amassar" ou "prensar" o Davi!! hehe...minha medica disse que nao tem problemas, que posso dormir ate de barriga pra baixo, que ele ta protegido... mas eu nao durmo, tenho receio...
Tb to ha uma semana sem a moça que me ajudava...eh triste.... alem da preguica, nao posso passar pano no chao nem limpar o banheiro, minha medica disse que eh melhor nao..
ai o marido eh que vai ajudando neh! hehe...
bjos e bom final de semana pra voces tres!

Natália disse...

quase na metade hein ? maravilha! Que Deus continue abençoando vcs =)