Original

myfreecopyright.com registered & protected

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Consulta dos 5 meses

Foi semana passada, mas com feriadão Corpus Christi e a ida a Porto Alegre acabei deixando pra registrar em post só agora.

São diversas novidades. Todas boas notícias.
Resumindo (ironia):
Luke cresceu 3 cm, tá com 65cm e 7,075kg. Muito bem!
A pediatra só elogiou, disse que ele está bem firme, que fiz bem em já colocar na cadeirinha de alimentação pois ele já deveria iniciar com as frutinhas. No dia seguinte. Assim. Sem aviso prévio.
Levei mó susto, não estava preparada, não havia lido nada a respeito.
Minha meta eram 6 meses completos de aleitamento materno exclusivo.
Acontece que, com o refluxo, mesmo o fisiológico, que é o caso dele e ele já estando bem firmezinho ela considerou já adequado começar com frutinhas por 15 dias, uma vez ao dia e em seguida almoço: papinha salgada.
Meu bebê almoçando.
Sai do consultório meio zonza, ansiosa. Passei de fase e essa é meio avançada, achei tão difícil.
Cheguei em casa já liguei pra pedi com dúvida: "dra...como eu vou dar suco de laranja pra ele? em copo? mamadeira? que bico de mamadeira? eu nada sei desse apetrecho, eu só sei da minha teta!! Mamadeira, Vanessa, mamadeira pra suco, fique tranquila ele não vai deixar o peito por isso. Já tá bem estabelecida amamentação. " Sim, ela adivinhou meu medo. Mamadeira. E se ele gostar da mamadeira e largar o peito, que medo! A consulta foi terça e eu viajava na quarta, dia que deveria iniciar a fruta.
Dentro do horário que vou manter depois na rotina dele. Meio da manhã ou meio da tarde.
Escolhi meio da manhã. Escolhi maçã (não recomendo).
Tem que raspar, esmagar bem purêzinho mesmo e ir dando aos pouquinhos.
Ele aceitou na hora! E a mamadeira com suco foi de guti-guti, adorou!
A maçã escurece rápido e o bebê tá recém sentindo na boquinha uma nova textura, não sabe o que fazer com aquilo na boca...só sabe engolir leite que vem fácil. É um exercício para os dois. Peito é mais fácil pros dois. Uma função preparar os utensílios e as papinhas. Levei 1h30 total. Cadê tempo do passeio? Toda atrapalhada.

Ficou fazendo caretas engraçadíssimas e rindo com a gente. Comeu, meio desajeitado colocando a língua pra fora, mas o suquinho ajudava a descer e comeu quase tudo. O suco todo.
E um detalhe que só mãe entende rs...adorei cocô de maçã...não é mais aquela mostarda de bebezinho que só toma leite...saiu perfumado hahaha. Dizem que o mamão é um horror, mas amanhã que ficarei sabendo. E em Porto Alegre ganhei meu "primeiro bombom"...abri a fralda e tinha uma bolinha me esperando hahahah. A gente deu risada. A vó Marlene queria até tirar foto, mas não tiramos rs...nunca esqueceremos rs.
São 3 dias de cada fruta, uma por vez...para ver se o organismo aceita bem aquela...depois dos 15 dias ele aceitando bem, posso combinar entre elas.
Foram 3 dias de maçã e 3 de banana. Adorou banana, comeu como um macaquinho rs.
Falando nisso a nova mania é coçar a cabeça e puxar orelha quando tá com sono ou mamando.
Será que foi a banana? rsrs...
Se você for começar com as frutinhas, inicie com banana ou papaya que são mais molinhos.
Não comecei com papaya porque iria pegar estrada fiquei com receio.
Ele aceitou muito bem, fiquei muito feliz.
E continua mamando no peito a cada 2h30, as vezes mais intervalo, as vezes menos.
A noite mama depois do banho, perto das 19h depois só entre 23h e meia noite...vai até 5h, 6h sem mamar...a maioria das noites "pipoca" se mexendo nos acordando, mas outras nos surpreende dormindo direto sem precisar ajuda pra voltar a dormir.
O refluxo diminuiu muito e ele tá bem melhor só com Label...antiácido.

As novas gracinhas do Lucas, além da "macaquice" acima são:
- abre e fecha as mãozinhas o tempo todo. Até me "ordenha" quando mama.
- Tá sempre pegando alguma coisa ou simplesmente admirando as próprias mãos.
- Grita AaaaaaAaaaaaAaaaaaa parece uma caturrita.
- Fica sentado sozinho sem apoio. É só a gente colocar ele sentado que ele fica...até ir se inclinando pra frente fazendo alongamento.
- Se diverte com o próprio pé.
- Agarra os joelhos quando eu o troco.
- Brinca o tempo todo. Tá super alegre, dá muitas gargalhadas.
- Termina de mamar e "fala" gesticulando.
- Rola, se vira de bruços, posição que adora exibir, levantando pescoço bem alto esticando os braços procurando nosso aplauso e viva!!!
- Adora se olhar no espelho.
- Adora me ouvir cantar.
- Tá todo amigão do pai dele. Faz uma festa quando o vê chegar.
- Adorou ver o Batman buscar e trazer a bola pra gente.
- Espera a Ani (nossa funcionária aqui em casa) chegar olhando pra porta toda manhã e provoca ela com gritinhos.

10 comentários:

Manu disse...

Nessa.. Que fofo! Que bom que ele aceitou as frutinhas bem..
Dica pra maçã... passa no mixer. Eu faço isso só com a maçã, porque não tenho saco pra raspar.
O resto amassadinho com o garfo como recomendado.
Beijo

Pris Soares disse...

Ai, amiga!!! É uma delícia vendo eles experimentarem outras coisas, né?! O Noah, apesar de só ter 2 meses e meio, já tomou suquinho de laranja lima e chá de erva doce... não estranhou nada, bebeu tudinho e continua mamando super bem.. Não vejo a hora de chegar os 3 meses, pois volto a trabalhar e vou ter que ensiná-lo a comer, pelo menos, uma frutinha... Lindo o Lucas!!! Vou fazer um videozinho do Noah tb. Bjsss

Dani Brito disse...

Uma nova fase de adaptação pros dois.
E que lindo esse gurizinho, comeu tudo, não estranhou nada! Vai ser bom de boca, hein?

Bom, vi que a Manu aconselhou passar no mixer, mas posso discordar? Dá assim mesmo, dá mais trabalho (é um saco, concordo com ela) agora, mas fará com ele se acostume com a real textura da fruta. Quando o Otto começou a comer papinha salgada pra valer, passando pela fase de purezinhos, eu cozinhava tudo MUITO bem. Comida molinha, carne desfiadinha e mandava ver. Com 1 ano ele comia tudo o que a gente comia. Lógico, que sem excessos: nada de muito tempero, nada com molhos industrializados....tudo por conta do refluxo. Ah! e com seis meses ele comia goiaba mordendo. Sozinho. E comia com sementinhas e tudo.

Beijo. Adorei os vídeos.

Bia disse...

Ai Vanessa, que coisa mais liiiinda!!! Deve ser muito gostoso ver nossos bebês experimentando coisas novas. Tb quero amamentar exclusivamente até 6 meses, mas tô doida pra ver meu Bê nessa fase.
Parabéns pelo Luke! Ele tá cada dia mais lindo!
Bjs

Anônimo disse...

Q delicia!!!!! O Lucas tá lindooo, Adoro ver essas fotos, videos e depoimentos, só falta o cheiro pelo computador, me sinto acompanhando o Lucas crescer mesmo de longe. Sua voz é muito engraçada no video, muito diferente do q eu imaginava!!! Bah!!! bem gaucha. kkkkkkkkk

Unknown disse...

Ai Nessa que lindo! Que felicidade e que menino esperto pegou a mamadeira e comeu maçanzinha direitinho! Amei o video, ele esta cada dia mais lindo! 7 kilos ja? Que meninao mal posso esperar a hora da Yasmin de comer papinha. Estou tendo problema com horario.Demorou 1:30 h! Meu Deus nossos dias deveriam ter 54 horas ao inves de 24 para dar tempo de tudo ne? Bjos mil nos dois

Carla Domingos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla Domingos disse...

OI Nessa, como o Luke ta lindooo!!!
A pedi do Davi disse que poderemos comecar com as papinhas de frutas no mes que vem, depois dos 5 meses. Minha irma que eh nutri e trabalhou mto tempo com nutricao infantil em curitiba, disse que bebes que mamam so na mamadeira devem comecar as frutinhas ja aos 4 meses... ai fiquei na duvida e resolvi esperar. na verdade fiquei com medo de dar frutinha. Tava tao facil e acostumada com a mamadeira...

A pedi e minha irma tb disseram que como o Dadi tem refluxo, mesmo fisiologico, nao eh bom dar sucos (liquidos) pra ele, pois eh mais facil de voltar... e pior ainda se for de laranja, mesmo que laranja lima, pois eh acida e pra quem tem refluxo nao eh bom....

vou dar o suco de laranja lima acho que depois dos 7 ou 8 meses...quando ele estiver mais grandinho....

O bombom da fraldinha ja vejo ha um tempao, pois leite em po deixa o toto mais consistente...

ja li varias vezes que o Luke se mexe a noite e vcs ficam preocupados e vao olhar ele. Ele dorme no mesmo quarto que vcs ou no dele?
se ele dorme no dele ou longe de vcs, tenta deixar a baba eletronica num volume que vc nao ouca os gemidinhos dele... que so escute quando ele comece a chorar ou resmungar mais alto. por que bebes se mexem muito e fazem muitos barulhinhos a noite, eh normal. assim, vcs podem dormir melhor...

Bjinhos e otima semana pra voces!!!

Anônimo disse...

Nessa, quanta fofurice!

A maca e a pera eu costumava cozinhar com um pouquinho de agua ou suco de laranja, fica tipo um pure!

Aqui passamos direto pro copo, nada de mamadeira, copinho aberto,normal, e depois o de canudo (pra sair e levar), mas nunca dei muito suco pra eles, vai entender!

Beijos querida!

Alexandra de Andrade disse...

Oi Vanessa... obrigada pelo comentário no meu blog... agradeço a dica da bolsa de água quente...deve ficar mais quentinho e gostoso mesmo... estou te acompanhando o Lucas está cada dia mais lindo e esperto... parabéns!!! que maravilha que ele aceitou a frutinha e o suco facilmente... isso é ótimo...!!! não tive a mesma reação por parte do Heitor :S ... Em relação ao NAN estou postando agora a mágica da dinda... ela conseguiu enquanto eu postava ontem dar 70ml de NAN pra ele... terminei de postar em seguida ela me ligou, fez até um vídeo pra eu acreditar que vou postar no blog depois... um beijo pra vc e pro seu lindão que está muitooooo esperto!!!