Original

myfreecopyright.com registered & protected

terça-feira, 26 de abril de 2011

Desenvolvimento aos 3 meses

Da revista Crescer:

"Terceiro mês



A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. Ele ainda não leva o pé à boca, mas as mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar. Os movimentos reflexos continuam a diminuir. O da marcha, por exemplo, é trocado pela tentativa voluntária de seu filho ficar apoiado nas duas pernas quando colocado em pé. A coluna está mais ereta. No final do terceiro mês, o bebê consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. O padrão de sono muda. A criança dorme 16 horas por dia. Ainda é bastante e existe uma razão. "O bebê precisa disso tudo de sono para não consumir calorias a mais do que as necessárias, já que o seu metabolismo trabalha loucamente", diz Lembo. E, ao dormir, o bebê controla seu desenvolvimento. Ele alterna sono profundo e sono REM (quando os olhos se movimentam). Sabe-se que é no REM que os adultos sonham. Não dá para comprovar se os bebês fazem o mesmo, mas é nessa fase do sono que as células de seu cérebro formam novas sinapses. A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas. Em atividade, os movimentos do bebê avançam. Ele começa a virar o corpinho para o lado. Já tem noção de profundidade desde que nasce, mas não de perigo, que é algo a ser aprendido. Por isso, cuidado com as quedas. Do terceiro para o quarto mês aparecem os arrulhos ou balbucios. "Quando os pais conversam com os filhos, eles respondem com sons e entonação como se estivessem mantendo um diálogo", diz a pediatra Rosa."

O Luke já conversa bastante...ele espera a gente parar de falar e ai solta a tagarelice seguida de risadas muito gostosas!
Já levanta até o peito quando colocado de bruços, muito forte!
Agora ele tá craque na mamada, o que faz ele mamar mais rápido...leva em média 10 minutos mamando.
Ele gosta de mamar em silêncio...se eu conversar durante a mamada ele interrompe, reclama ou se distrai e ai não mama mais...voltando a sentir fome em menos de uma hora, desregulando as mamadas.
Acorda duas vezes na madrugada pra mamar sem acordar e entre as 5 e 6h sempre rola o popozinho desertador...ficamos uma hora acordados depois tem mais um soninho de uns 40 minutos antes de a gente levantar.
Durante o dia continua de 2 em 2h...e parece que está começando a ter um padrão de sono diurno...
Na hora de dormir da semana passada pra cá faz um berreiro louco, parece que estamos machucando (será por isso? A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas)...mas depois dorme bem e acorda sorrindo....Muito esperto!
Ele quer interação...pede meu olhar e basta eu falar qualquer coisinha que ele abre um sorrisão e responde...quando eu falo uuuuuu ele faz uuuu de volta rs.
Já consegue pegar alguns brinquedos que vão direto pra boca.
Se assusta com os barulhentos.
Se a televisão está ligada ele se volta pra ela e conversa com as imagens rs. (ok não é uma boa deixar bebê ver televisão...mas acho que um pouquinho não faz mal não...e ele vive numa casa onde a tv vive ligada...deixo muito pouco, como agora quando quero terminar de escrever este post...ou se quero ir ao banheiro rapidinho, tomar meu café da manhã...)
Nos passeios de carrinho na praça ele fica admirando as árvores, que nem a mãe dele! (um dia vou sair plantando árvores nessa cidade quase cinza, quem sabe ele me ajuda).
Agora toma além de vitamina A e D 3 gotinhas e 6 gotas de ferro...detesto dar ferro, faz uma lambança preta nas roupinhas, nas minhas roupas, no rostinho dele...e temos que dar até 1 ano.
Ainda não dei a vacina da meningite...será q tem reação? Sofro com cada vacina...mas essa semana vamos levar ele.
Outra hora escrevo mais...esse gostoso já tá me "chutando" pedindo atenção...e ele merece toda!





4 comentários:

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

Esses bbs são uma delícia mesmo né. Lendo seu posta já me bate saudades do 3º mês do pietro, e de lembrar que eu ainda estava em ksa com ele, curtindo a cada minuto.

Olha, a vacina da meningite ñ é para ter reação não, mas o Pietro, na noite em que ele tomou essa vacina, acordava chorando de 3 em 3 horas, e eu sinceramente estou sem saber até hj se foi por causa da vacina ou se foi por conta de alguma outra coisa.

Ele está lindooo no banho de balde!
abçs

Carla Domingos disse...

Aaaaaaaaaah é muito bom nossos bebes nessa fase neh!!!
O Davi tb esta cada dia mais esperto!!!
Parabens pelo Luke, ele ta bem fortinho e saudavel, pelo que da pra ver na foto!

Bjinhos

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

É VERDADE Nessa, graças aDeus q ele melhorou, pq é tão triste ve-los assim e ñ poder fzr mta coisa a ñ ser ficar dando medicação... e claro amor e carinho tbm, rs. . . mas meoo, é tão cansativo pra mim q trabalho no outro dia cedo, passar noites acordadas, é bem complicado sabe. Enão qdo ele melhora só tenho a agradecer a Deus e pedir que ñ fique mais doentinho.
Há... e o tapetinho de atividades, vc vai ver q agoira q seu fofo está com 3m ele quase não dá bola, mas agora q Pietro ta fzdo quase 8, ele adora, e até arranca os bichos de lá, hahahaha

beijosss em vc´s seus lindos!
@AnaPaula_Pietro


Nessa disse:
Q bom q ele melhorou!
Ele ta uma graça !!! O Lucas tem esse brinquedo colorido de atividades Tb adora!!
O banho é uma festa mesmo!!!
Enche de beijos!!!
@nessadobeto



Oi Nessa.

Marina Salem disse...

Essa fase é muito gostosa. O Lucas está um gatinho...
Beijinhos pra vcs