Original

myfreecopyright.com registered & protected

quinta-feira, 14 de abril de 2011

As dicas que estou seguindo

Gente, o Lucas tá demais!!!
Estamos todos muito apaixonados.
Tá um tagarela!
<----Chega a parar de mamar pra sorrir e fazer uuuu, mrrram, uuu e ri.
Bate papo com todo mundo, não só com a mamãe e papai. Super simpático nos passeios, com quem nos para pra ver o Lucas sempre recebe sorriso e papinho. Um fofo!
Acorda sempre sorrindo. Já conseguiu segurar o chocalho por um minuto, depois soltou não conseguiu pegar de volta rs. Fiz uma festa pra ele, que adorou.
A brincadeira que ele mais gosta é conversar e ouvir a mamãe cantar e dançar pra ele. To me sentindo a Xuxa!

Temos dormido muito bem! Continua no seu bercinho, inclusive nas sonecas diurnas. E deita antes de pegar no sono, nunca chorando!
Acho que com a rotininha dele agora se sente seguro prevendo o próximo passo, sabe que a mamãe tá sempre por perto.
Ainda não terminei de ler o "Soluções de uma noite sem choro", até porque to super aproveitando as dicas e dormindo com ele sempre que posso! E quando ele está acordado tem 100% da minha atenção.

Eu deixo ele no berço sonolento, ele vai fechando os olhinhos, eu fico sempre do lado observando...se vejo que vai acordar de novo, toco nele, faço um carinho, balanço um pouco bercinho, ligo sempre a ovelhinha (Lucas é muto sensível a barulhos e tem uma obra do lado do quarto dele e a ovelinha "abafa" os outros sons)...se preciso for, eu o embalo novamente e coloco de volta no berço antes de pegar totalmente no sono. Mas quase sempre ele aceita na primeira, principalmente a noite quando está já acostumado a rotina. Estou agora trabalhando a rotina do dia, não dos horários que ainda são desregulados, mas das associações que ele faz ao sono para as sonecas diurnas. Antes as sonecas não duravam mais que 20 min...Agora duram em média 45 min. Eu achava que ele não tinha sono...Agora estou ligada, no primeiro sinal de cansaço já o preparo pra soneca. Pede uma ajudinha quando não consegue pegar no sono sozinho ou porque quer bico (que me arrependi muito de ter cedido e dado pq muitas vezes eu fico acordada na madrugada porque o bico cai e antes que ele acorde eu corro e coloco de volta), ou quer um colinho, mas nunca chorando. Aprendi que o bebê faz muitos sons enquanto dorme, resmunga, funga, suspira alto e as vezes até chora por 1 ou 2 segundos sonhando.
O livro fala sobre o ciclo de sono do bebê, a parte biológica mesmo...e do quão importante são as sonecas diurnas para regular o relógio biológico do bebê e equilibrar o sono da noite. Quanto melhor dormir de dia, melhor dormirá a noite. É fato.
É muito interessante.
Também fala da importância dessa transição não ser algo doloroso para o bebê, que com o tempo vai se ajustando, não existe solução em 24h. Estou adorando a abordagem.
A autora é radicalmente contra deixar chorar (que nem eu) e fundamenta em estudos os motivos.
A noite estamos dormindo muito bem. Eu tenho dormido umas 7h em fatias, mas to! Ele direto umas 10h. Foi muito bom ler que se a gente demora muito pra colocar o bebê para dormir, ele deixa de estar cansado para ficar exausto e ai podem ocorrer explosões de irritação, choro inconsolável e ser mais difícil de ele pegar no sono.
Tenho quase certeza que confundimos muitas vezes as explosões, aquele choro pra dormir, com cólica, quando na verdade estávamos colocando pra dormir muito tarde 21h!
Os bebês já estão prontos pra dormir entre 18h30 e 20h...então ele deve estar dormindo no máximo até esse horário.
Desde que li isso e mudei o horário dele nunca mais ele chorou daquele jeito pra dormir.
Então meu amorzinho que já não chorava de dia, agora não chora de noite.
Chorominga quando está com sono e a mamãe desatenta demora a perceber.
Lucas tá dormindo por volta das 20h ...um ou outro dia que dormiu 21h, mas normalmente 20h ta dormindo...mama entre 00h e 1h30 da manhã e depois umas 4h30...acordamos entre 6h30 e 7h...sem acordar nos intervalos...a não ser que aconteça um cocô-despertador. Estou usando fralda noturna também.
É muito importante acordar sempre no mesmo horário pra regular o reloginho deles.
Lucas varia um pouco ainda, mas sempre dentro do intervalo 6h e 7h.
A noite inteira ele passa dormindo, ele mama dormindo as duas vezes da madrugada volta pro bercinho imediatamente, sem necessidade de embalar. Serenamente. Amo você Elizabeth Pantley!
Assim como a pediatra, a autora também defende a amamentação noturna para bebês com menos de 4 meses. É importante para o desenvolvimento deles.
São diversas dicas bacanas pro bebê associar a hora de dormir. Muitas eu já estava fazendo intuitivamente. Aliás, como é boa intuição de mãe...no começo eu desacreditava na minha por estar muito insegura, mas agora vejo que deveria ter sempre seguido minha intuição e ficado um pouco surda aos palpites bem intencionados mas que confundem e geram mais ansiedade.
Recomendo o livro...queria fazer um post resumindo todas as dicas...mas tô sem tempo pra isso e nem terminei de ler ainda. Comprem, vale a pena! Soluções para uma noite sem choro, Elizabeth Pantley.

PS nada a ver:
Agora a pouco Lucas conversava com a vovó pelo msn. Ele olha e interage, impressionante...conversava e sorria, reagindo ao papo da noninha.
Ele tá demais, demais!!!
Mamãe e papai cada dia amando mais esse gurizinho!

9 comentários:

Tchella disse...

aaiiii que fooofo!!! isso tu tens que fazer mesmo, ouvir teu instinto, as vezes eu chorava de raiva por ter ouvido os outros ao inves de fazer oq eu achava... a gente sempre sabe! é item de fabrica hehehe

Dani Brito disse...

Ahh, que amor!
Não li esse livro, mas concordo com tudo que ele propõe. Acreditava piamente que quando melhor dormem durante o dia, mais tranquila é a noite. (embora tenha gente que ache o contrário, masss...)
Eles sempre tiravam duas sonecas dutante o dia. Pela manhã lá pelas 9h, depois do banho de sol e fruta e depois do almoço.

Beijo e que ele continue tranquilinho assim.

esperandojoaovitor disse...

Ele esta lindooo demais, parabens!!!

Manu Pufal disse...

Que bom que ta dando certo... Aos poucos, as coisas se encaixam! Sempre tem uma novidade e a gente dá um jeitinho de achar uma solução... Beijo

Queli disse...

Q fofo. Eu e meu marido estamos anciosos esperando o momento em q Isaac vai começar a interagir.

Carla Domingos disse...

O Lucas ta lindo Nessa!!
eu ultimamente nao tenho trabalho pra fazer o davi dormir. Ele dorme bem!
Aquilo de deixar chorar abandonei!!!!!!!!
Mas tb nao o coloco dormindo no berco, e qdo ele acorda, eu corro ver ele antes que ele chore, assim ele sabe que qdo acordar eu estarei la...e o deixo um pouco acordado no berco qdo acorda, fico la conversando e dando risado com ele...pra ele ver que o berco eh um lugar legal e qdo acordar nao se assutar...

Bjinhos

Alexandra de Andrade disse...

Parabéns !!!O Lucas está lindo demais... o Heitor também faz essa de parar de mamar pra sorrir pra mim kkk é um barato... me divirto com ele... meu anjo... amei teu post eu estava em dúvidas sobre as sonecas dele estarem tão duradouras... beijo grande

Cynthia Santos disse...

Está no caminho certo, querida, a Pantley e a Encantadora de bebês foram minhas guias nessa jornada inicial...não sei se já te falaram, mas nesse início, não se preocupe com o rleógio, e sim, com as etapas da rotina. Conforme for crescendo, ele mesmo encaixará os horários de soneca.
Beijo grande!

Raphaela Rezende disse...

Esse livro é fantástico! Estou colocando uns trechos que considero importante dele lá no meu blog.

Beijos e parabéns pelo simpático rapaz!

Rapha, da Alice
http://maternarconsciente.blogspot.com/