"Terceiro mês
A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. Ele ainda não leva o pé à boca, mas as mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar. Os movimentos reflexos continuam a diminuir. O da marcha, por exemplo, é trocado pela tentativa voluntária de seu filho ficar apoiado nas duas pernas quando colocado em pé. A coluna está mais ereta. No final do terceiro mês, o bebê consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. O padrão de sono muda. A criança dorme 16 horas por dia. Ainda é bastante e existe uma razão. "O bebê precisa disso tudo de sono para não consumir calorias a mais do que as necessárias, já que o seu metabolismo trabalha loucamente", diz Lembo. E, ao dormir, o bebê controla seu desenvolvimento. Ele alterna sono profundo e sono REM (quando os olhos se movimentam). Sabe-se que é no REM que os adultos sonham. Não dá para comprovar se os bebês fazem o mesmo, mas é nessa fase do sono que as células de seu cérebro formam novas sinapses. A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas. Em atividade, os movimentos do bebê avançam. Ele começa a virar o corpinho para o lado. Já tem noção de profundidade desde que nasce, mas não de perigo, que é algo a ser aprendido. Por isso, cuidado com as quedas. Do terceiro para o quarto mês aparecem os arrulhos ou balbucios. "Quando os pais conversam com os filhos, eles respondem com sons e entonação como se estivessem mantendo um diálogo", diz a pediatra Rosa."
O Luke já conversa bastante...ele espera a gente parar de falar e ai solta a tagarelice seguida de risadas muito gostosas!
Já levanta até o peito quando colocado de bruços, muito forte!
Agora ele tá craque na mamada, o que faz ele mamar mais rápido...leva em média 10 minutos mamando.
Ele gosta de mamar em silêncio...se eu conversar durante a mamada ele interrompe, reclama ou se distrai e ai não mama mais...voltando a sentir fome em menos de uma hora, desregulando as mamadas.
Acorda duas vezes na madrugada pra mamar sem acordar e entre as 5 e 6h sempre rola o popozinho desertador...ficamos uma hora acordados depois tem mais um soninho de uns 40 minutos antes de a gente levantar.
Durante o dia continua de 2 em 2h...e parece que está começando a ter um padrão de sono diurno...
Na hora de dormir da semana passada pra cá faz um berreiro louco, parece que estamos machucando (será por isso? A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas)...mas depois dorme bem e acorda sorrindo....Muito esperto!
Ele quer interação...pede meu olhar e basta eu falar qualquer coisinha que ele abre um sorrisão e responde...quando eu falo uuuuuu ele faz uuuu de volta rs.
Já consegue pegar alguns brinquedos que vão direto pra boca.
Se assusta com os barulhentos.
Se a televisão está ligada ele se volta pra ela e conversa com as imagens rs. (ok não é uma boa deixar bebê ver televisão...mas acho que um pouquinho não faz mal não...e ele vive numa casa onde a tv vive ligada...deixo muito pouco, como agora quando quero terminar de escrever este post...ou se quero ir ao banheiro rapidinho, tomar meu café da manhã...)
Nos passeios de carrinho na praça ele fica admirando as árvores, que nem a mãe dele! (um dia vou sair plantando árvores nessa cidade quase cinza, quem sabe ele me ajuda).
Agora toma além de vitamina A e D 3 gotinhas e 6 gotas de ferro...detesto dar ferro, faz uma lambança preta nas roupinhas, nas minhas roupas, no rostinho dele...e temos que dar até 1 ano.
Ainda não dei a vacina da meningite...será q tem reação? Sofro com cada vacina...mas essa semana vamos levar ele.
Outra hora escrevo mais...esse gostoso já tá me "chutando" pedindo atenção...e ele merece toda!