Original

myfreecopyright.com registered & protected

terça-feira, 26 de abril de 2011

Desenvolvimento aos 3 meses

Da revista Crescer:

"Terceiro mês



A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. Ele ainda não leva o pé à boca, mas as mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar. Os movimentos reflexos continuam a diminuir. O da marcha, por exemplo, é trocado pela tentativa voluntária de seu filho ficar apoiado nas duas pernas quando colocado em pé. A coluna está mais ereta. No final do terceiro mês, o bebê consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. O padrão de sono muda. A criança dorme 16 horas por dia. Ainda é bastante e existe uma razão. "O bebê precisa disso tudo de sono para não consumir calorias a mais do que as necessárias, já que o seu metabolismo trabalha loucamente", diz Lembo. E, ao dormir, o bebê controla seu desenvolvimento. Ele alterna sono profundo e sono REM (quando os olhos se movimentam). Sabe-se que é no REM que os adultos sonham. Não dá para comprovar se os bebês fazem o mesmo, mas é nessa fase do sono que as células de seu cérebro formam novas sinapses. A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas. Em atividade, os movimentos do bebê avançam. Ele começa a virar o corpinho para o lado. Já tem noção de profundidade desde que nasce, mas não de perigo, que é algo a ser aprendido. Por isso, cuidado com as quedas. Do terceiro para o quarto mês aparecem os arrulhos ou balbucios. "Quando os pais conversam com os filhos, eles respondem com sons e entonação como se estivessem mantendo um diálogo", diz a pediatra Rosa."

O Luke já conversa bastante...ele espera a gente parar de falar e ai solta a tagarelice seguida de risadas muito gostosas!
Já levanta até o peito quando colocado de bruços, muito forte!
Agora ele tá craque na mamada, o que faz ele mamar mais rápido...leva em média 10 minutos mamando.
Ele gosta de mamar em silêncio...se eu conversar durante a mamada ele interrompe, reclama ou se distrai e ai não mama mais...voltando a sentir fome em menos de uma hora, desregulando as mamadas.
Acorda duas vezes na madrugada pra mamar sem acordar e entre as 5 e 6h sempre rola o popozinho desertador...ficamos uma hora acordados depois tem mais um soninho de uns 40 minutos antes de a gente levantar.
Durante o dia continua de 2 em 2h...e parece que está começando a ter um padrão de sono diurno...
Na hora de dormir da semana passada pra cá faz um berreiro louco, parece que estamos machucando (será por isso? A atividade cerebral do bebê nesses momentos é tão intensa que, às vezes, ele sofre uma espécie de blecaute, tamanha a quantidade de informações que são registradas)...mas depois dorme bem e acorda sorrindo....Muito esperto!
Ele quer interação...pede meu olhar e basta eu falar qualquer coisinha que ele abre um sorrisão e responde...quando eu falo uuuuuu ele faz uuuu de volta rs.
Já consegue pegar alguns brinquedos que vão direto pra boca.
Se assusta com os barulhentos.
Se a televisão está ligada ele se volta pra ela e conversa com as imagens rs. (ok não é uma boa deixar bebê ver televisão...mas acho que um pouquinho não faz mal não...e ele vive numa casa onde a tv vive ligada...deixo muito pouco, como agora quando quero terminar de escrever este post...ou se quero ir ao banheiro rapidinho, tomar meu café da manhã...)
Nos passeios de carrinho na praça ele fica admirando as árvores, que nem a mãe dele! (um dia vou sair plantando árvores nessa cidade quase cinza, quem sabe ele me ajuda).
Agora toma além de vitamina A e D 3 gotinhas e 6 gotas de ferro...detesto dar ferro, faz uma lambança preta nas roupinhas, nas minhas roupas, no rostinho dele...e temos que dar até 1 ano.
Ainda não dei a vacina da meningite...será q tem reação? Sofro com cada vacina...mas essa semana vamos levar ele.
Outra hora escrevo mais...esse gostoso já tá me "chutando" pedindo atenção...e ele merece toda!





sábado, 23 de abril de 2011

3 meses

Fiz 3 meses dia 21!
Estou com 60cm e 6Kg! (cresci 3 cm e ganhei 1 kg num mês, só com leite materno)

Estou bem feliz passando o feriado com a visita dos meus avós!

Deixei uns vídeos pra vcs me verem:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Bom final de semana!

Divirtam-se!


Ps: dormi 8h e o Lucas quase 11h! Muáh!

- Posted using BlogPress from my iPhone

quinta-feira, 14 de abril de 2011

As dicas que estou seguindo

Gente, o Lucas tá demais!!!
Estamos todos muito apaixonados.
Tá um tagarela!
<----Chega a parar de mamar pra sorrir e fazer uuuu, mrrram, uuu e ri.
Bate papo com todo mundo, não só com a mamãe e papai. Super simpático nos passeios, com quem nos para pra ver o Lucas sempre recebe sorriso e papinho. Um fofo!
Acorda sempre sorrindo. Já conseguiu segurar o chocalho por um minuto, depois soltou não conseguiu pegar de volta rs. Fiz uma festa pra ele, que adorou.
A brincadeira que ele mais gosta é conversar e ouvir a mamãe cantar e dançar pra ele. To me sentindo a Xuxa!

Temos dormido muito bem! Continua no seu bercinho, inclusive nas sonecas diurnas. E deita antes de pegar no sono, nunca chorando!
Acho que com a rotininha dele agora se sente seguro prevendo o próximo passo, sabe que a mamãe tá sempre por perto.
Ainda não terminei de ler o "Soluções de uma noite sem choro", até porque to super aproveitando as dicas e dormindo com ele sempre que posso! E quando ele está acordado tem 100% da minha atenção.

Eu deixo ele no berço sonolento, ele vai fechando os olhinhos, eu fico sempre do lado observando...se vejo que vai acordar de novo, toco nele, faço um carinho, balanço um pouco bercinho, ligo sempre a ovelhinha (Lucas é muto sensível a barulhos e tem uma obra do lado do quarto dele e a ovelinha "abafa" os outros sons)...se preciso for, eu o embalo novamente e coloco de volta no berço antes de pegar totalmente no sono. Mas quase sempre ele aceita na primeira, principalmente a noite quando está já acostumado a rotina. Estou agora trabalhando a rotina do dia, não dos horários que ainda são desregulados, mas das associações que ele faz ao sono para as sonecas diurnas. Antes as sonecas não duravam mais que 20 min...Agora duram em média 45 min. Eu achava que ele não tinha sono...Agora estou ligada, no primeiro sinal de cansaço já o preparo pra soneca. Pede uma ajudinha quando não consegue pegar no sono sozinho ou porque quer bico (que me arrependi muito de ter cedido e dado pq muitas vezes eu fico acordada na madrugada porque o bico cai e antes que ele acorde eu corro e coloco de volta), ou quer um colinho, mas nunca chorando. Aprendi que o bebê faz muitos sons enquanto dorme, resmunga, funga, suspira alto e as vezes até chora por 1 ou 2 segundos sonhando.
O livro fala sobre o ciclo de sono do bebê, a parte biológica mesmo...e do quão importante são as sonecas diurnas para regular o relógio biológico do bebê e equilibrar o sono da noite. Quanto melhor dormir de dia, melhor dormirá a noite. É fato.
É muito interessante.
Também fala da importância dessa transição não ser algo doloroso para o bebê, que com o tempo vai se ajustando, não existe solução em 24h. Estou adorando a abordagem.
A autora é radicalmente contra deixar chorar (que nem eu) e fundamenta em estudos os motivos.
A noite estamos dormindo muito bem. Eu tenho dormido umas 7h em fatias, mas to! Ele direto umas 10h. Foi muito bom ler que se a gente demora muito pra colocar o bebê para dormir, ele deixa de estar cansado para ficar exausto e ai podem ocorrer explosões de irritação, choro inconsolável e ser mais difícil de ele pegar no sono.
Tenho quase certeza que confundimos muitas vezes as explosões, aquele choro pra dormir, com cólica, quando na verdade estávamos colocando pra dormir muito tarde 21h!
Os bebês já estão prontos pra dormir entre 18h30 e 20h...então ele deve estar dormindo no máximo até esse horário.
Desde que li isso e mudei o horário dele nunca mais ele chorou daquele jeito pra dormir.
Então meu amorzinho que já não chorava de dia, agora não chora de noite.
Chorominga quando está com sono e a mamãe desatenta demora a perceber.
Lucas tá dormindo por volta das 20h ...um ou outro dia que dormiu 21h, mas normalmente 20h ta dormindo...mama entre 00h e 1h30 da manhã e depois umas 4h30...acordamos entre 6h30 e 7h...sem acordar nos intervalos...a não ser que aconteça um cocô-despertador. Estou usando fralda noturna também.
É muito importante acordar sempre no mesmo horário pra regular o reloginho deles.
Lucas varia um pouco ainda, mas sempre dentro do intervalo 6h e 7h.
A noite inteira ele passa dormindo, ele mama dormindo as duas vezes da madrugada volta pro bercinho imediatamente, sem necessidade de embalar. Serenamente. Amo você Elizabeth Pantley!
Assim como a pediatra, a autora também defende a amamentação noturna para bebês com menos de 4 meses. É importante para o desenvolvimento deles.
São diversas dicas bacanas pro bebê associar a hora de dormir. Muitas eu já estava fazendo intuitivamente. Aliás, como é boa intuição de mãe...no começo eu desacreditava na minha por estar muito insegura, mas agora vejo que deveria ter sempre seguido minha intuição e ficado um pouco surda aos palpites bem intencionados mas que confundem e geram mais ansiedade.
Recomendo o livro...queria fazer um post resumindo todas as dicas...mas tô sem tempo pra isso e nem terminei de ler ainda. Comprem, vale a pena! Soluções para uma noite sem choro, Elizabeth Pantley.

PS nada a ver:
Agora a pouco Lucas conversava com a vovó pelo msn. Ele olha e interage, impressionante...conversava e sorria, reagindo ao papo da noninha.
Ele tá demais, demais!!!
Mamãe e papai cada dia amando mais esse gurizinho!

Só pra puxar o saco do sogro

Viu sogrão, como eu gosto de você?


Agora a verdade: o Lucas abriu um berreiro p vestir essa camiseta feia!

Obs: Sogro ligou dizendo que se emocionou ao ver o post!


- Posted using BlogPress from my iPhone

terça-feira, 5 de abril de 2011

Vídeo maluco

Isso é real?

http://www.youtube.com/watch?v=Q00lL7F03t0&feature=youtube_gdata_player

- Posted using BlogPress from my iPhone

A primeira noite no berço

Foi uma noite maravilhosa!

Tomou seu banho as 19h30,
mamou umas 20h30 e as 21h30 estava dormindo.
Coloquei no berço as 22h:
Mamou as 2h30 por 10 minutos e
as 5h por 7 minutos.
Não acordou.
As 5h30 ouvi barulhinhos e ele estava procurando
o que sugar dormindo...dei o bico ele relaxou.
As 6h30 começou um temporal forte.
Levantei, fechei as janelas da casa e fui olhar
o Lucas com medo que ele acordasse com os trovões.
Que nada, assim estava:

Acordou as 7h bem faceiro, conversando com os bichinhos e quando me viu:

Amo muito tudo isso!!!

PS: agora só falta a mamãe dormir rs.
Fiquei ligada o tempo todo e qualquer barulhinho na
babá eletrônica eu pulava e olhava o Luke.
Mas to bem mais descansada assim mesmo.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A primeira viagem

Sei que demorei pra aparecer, mas estava esperando a vontade de escrever bater rs.
Andei muito cansada da viagem a Porto Alegre.
Foi tudo ótimo, o Lucas adorou viajar de carro e não estranhou a casa da vovó, nem o carrinho diferente, nada!
A única coisa que ele estranhou foi o agito.
Afinal, conheceu muitas pessoas, amigos e família.
No domingo mesmo foram 13 pessoas visitá-lo, uma atrás da outra, até mais de 20h! Ai ele chorou, chorou 40 minutos sem parar...estava hiperestimulado.
Mas durante o dia e para todos ele foi um amor de anfitrião: recebeu todos com sorriso ou dormindo bem sereno.
Fomos almoçar no Z do Iguatemi domingo, que é bem movimentado, ele ficou dormindo o tempo todo.
Acordou durante a voltinha no shopping e curtiu muito, principalmente a loja de brinquedos cheia de luzes coloridas e muitos brinquedos...chegava a "falar"com os bichinhos emitindo seus oooww, aaahhh e sorrisos pela loja.
Eu adorei rever todo mundo, principalmente a minha mãe! Mas fiquei exausta da viagem! Quase não dormi porque era impossível arrumar um tempinho pra tirar uma soneca. Aproveitei pra cortar o cabelo, deixei ele com as avós e entre uma mamada e outra me joguei no salão! (amo cortar o cabelo).

Agora, de volta pra nossa casa, sinto que as cólicas estão indo embora. Acho que muitas vezes confundimos cólicas com cansaço, irritação de sono. Pelo que estou lendo e amamando (Soluções pra uma noite sem choro) é bem provável mesmo.

Agora estou procurando cuidar bem das sonecas diárias, para quando chegar a horinha de dormir ele não estar tão cansado e tudo ficar mais fácil para ele pegar no sono serenamente.

Hoje colocaram a cortina no quarto dele e lá está dormindo sua soneca número 2 do dia bem tranquilo.
Embalei com muito carinho dando beijinhos por poucos minutos e coloquei no berço ainda acordado, quase pegando no sono e ele aceitou...bem calminho, sem choro, adormeceu no bercinho.
Coloco sempre o mesmo CD de músicas de ninar, da Turma da Mônica, que veio num pacote de fraldas e é maravilhoso pra ele associar a horinha de dormir.
O livro explica muito bem como funciona o sono dos bebês, entender como um bebê se sente e suas necessidades é a chave pra solucionar o dilema do sono.
Segundo a "tia Beth" existem duas maneiras de lidar com o sono do bebê: o choro ou o tempo.
Escolhi o tempo desde o começo, mesmo antes de conhecer esse livro.
Estou muito confiante e adorando aprender mais sobre o Lucas.
Toda noite observo, anoto, leio, busco e estamos cada noite melhor!
Damos o banho entre 19h e 19h30, dou de mama, embalo com o CD da Mônica bem abraçadinho e lá pelas 21h30 ele está dormindo.
Esse sono dura até 1h ou 1h30 onde ele mama dormindo e volta pra caminha.
Por volta das 3h, 3h30 ele "acorda" fazendo força pra fazer cocô ou pum rs, mama de novo e embalo pra ele pegar no sono novamente. Isso varia o tempo que leva, mas na madrugada qualquer minuto é muito longo quando queremos dormir! O bom é que ele nunca chora na madrugada, sempre penso nas mães que sofrem as madrugadas com bebê chorando, deve ser muito mais difícil.
Eu fui abençoada por um bebê alegre, esperto, fofo demais que adora um colinho!
E eu adoro dar colinho, abraçar bem gostoso, encher de beijinho!
Ele é muito calmo e merece!
O único chorinho do Lucas é pra dormir quando se agitou muito durante o dia ou perto da hora de nanar...se tá difícil fazer cocô, mas assim que faz (o que não demora muito) passa. Muito colinho, muita paciência e todo amor do mundo eu dou pra ele nessa hora.

Ele acorda rindo! Ele olha pra gente e sorri. Fala "bebeês": uuu, aaa, aaaooo, eee...e ensaia uns gritinhos ou risadas mais fortes...Já até saiu um mamama e a gente se olhou mas sabe que ainda não é um mamãe proposital.

Agora a novidade pra ele é a própria mão!
Ele descobriu a mão e tá fissurado! Tenta colocar ela inteira na boca, tá todo faceiro com a descoberta.

Cada dia mais carequinha, cada dia mais parecido com o pai dele, mas com o meu temperamento hihihi.

Fizemos as vacinas do segundo mês e ele graças a Deus não teve reação alguma, apenas ficou mais dengosinho com dor nas perninhas, mas febre não chegou a ter (temperatura máxima 37,7 não dei medicamento algum).

Hoje vai ser a primeira noite dele no berço e não mais no carrinho do meu lado. Ele tá muito grande, é bem comprido e o carrinho tá ficando desconfortável...como colocaram a cortina e o quarto é bem pertinho do meu, vamos começar a colocá-lo lá pra dormir. Pela soneca acho que ele gostou. Acordou super de bem humor "conversando" com os bichinhos.